Home / Blog / História de Exú Tranca Rua
historia-de-exu-tranca-rua

História de Exú Tranca Rua

Muito se ouve falar de Exú Tranca Rua, ouvimos falar bem pelas pessoas que realmente entendem e conhecem a Umbanda / Quimbanda, e ouvimos falar mal por pessoas que desconhecem a essência e o trabalho dessa nobre entidade.

Tranca Rua é um Exú de linha de frente, subordinado a Ogum. Tranca Rua abre ou fecha os caminhos dependendo da necessidade.

Existem muitas histórias sobre Tranca Rua, não existe apenas uma entidade com este nome, na verdade é uma falange que trabalha nas trevas em nome da luz e cada uma tem sua história em particular.

historia exu tranca ruaExú Tranca Ruas não é o demônio, as pessoas “ignorantes” são criminosas quando condenam e acusam esta entidade de demônio, falta de conhecimento e fanatismo que no final leva ao ridículo.

Tranca Ruas é um dos principais guardiões da Umbanda / Quimbanda. Ele merece e tem que ser respeitado como tal, ele é o caminho dentro da Religião, assim como todos os Exús e Pomba Giras, para que seja retirado todo o mal e maledicências de quem é merecedor.

Nome Popular: Tranca Ruas.

Nome Cabalístico: Tarchitmache

Características: É assistente direto de Beelzebuth (Mór), no Reino do Poder. Da mesma forma que Exú Sete Encruzilhadas (Aschtaroth).

Seu Tranca Rua tem o domínio das estradas e caminhos, onde executa as ordens dos maiores. Sendo uma Entidade que dirige um grande número de trabalhadores, tem a sua posição na escala hierárquica do seu povo, em quase idêntica igualdade de condições do seu “compadre” Exú Marabô.

Possui o seu ponto esotérico, bem como, os seus pontos riscados e cantados, diferindo os mesmos de acordo com as irradiações nas quais são realizados os seus infindáveis trabalhos de alta magia.

Tranca Rua foi o primeiro enviado, pelo seu maioral, para fazer contato para a formação de segurança e abertura de trabalhos de magia, condição esta, do máximo respeito que deve-se a esta entidade.

História de Exú Tranca Rua:

exu-tranca-ruaEm sua vida carnal, seu nome foi Geraldo Branco Compostella, diferente dos relatos cantados em pontos, Tranca Rua não foi de fato um médico…

Na verdade, ele foi uma espécie de curandeiro, sua especialidade era a extração de dentes, trabalhava com ervas virgens e em especial com cascas de uma arvore que tinha próximo ao seu castelo.

Era um homem muito rico, nascido em berço de ouro, Geraldo quando jovem tinha vontade de se tornar um padre em um mosteiro em sua cidade (Galícia ,na Espanha),  seu sonho foi interrompido durante uma missa cujo qual ficou em seu pensamento um distinta senhora que havia ido se confessar.

Ele passou então a frequentar a todas as missas, tentando desesperadamente encontrar essa mulher, depois de um mês quando estava na ante sala da igreja, ele ouviu uma voz suave chamando pelo padre, e para sua surpresa era a tal mulher dos seus pensamentos.

Sem pensar em nada fingiu ser o padre, a mulher então beijou lhe a mão e pediu para que ele lhe perdoasse seus pecados. Ela relatou que a bruxaria fazia parte de sua vida e nada poderia fazer para afasta-la de seus caminhos e que estava saindo daquela cidade por que temia que a inquisição a julgasse.

Nesse mesmo momento Geraldo se calou e disse a mulher:

“Desde que te vi pelas missas não consigo pensar em outra coisa a não ser você, não sei se estou enfeitiçado, mas o que sinto é mais que o suficiente, se você vai sair desta cidade que seja comigo.”

Geraldo voltou ao seu castelo, se desfez dos seus bens e deixou a cidade, junto com sua amada. Com o passar do tempo, ele começou a se envolver com os segredos e mistérios da feitiçaria, praticada por sua mulher. Ele aprendeu a trabalhar para o bem e mesmo sem praticar, conheceu os segredos do mal.

Certo dia, sua esposa adoeceu e nenhum feitiço ou magia deram conta de cura-la. Mesmo se tornando um mestre na arte das magias, Geraldo se viu obrigado a trabalhar com forças ocultas para salvar sua amada. Ela tinha sido enfeitiçada por outras bruxas, que usaram todo o poder do lado negro.

Sem nunca trabalhar, mas conhecendo alguns mistérios do lado sombrio, ele conseguiu invocar uma presença tão forte, que não tinha mais como voltar atrás. Em troca da saúde de sua esposa, Geraldo entregaria a sua alma para as trevas. O trato foi feito, e na manhã seguinte, sua esposa estava curada, esbanjando saúde… O casal viveu feliz por vários anos.

Certa noite, Geraldo desperta com gritos e gemidos agonizantes, novamente, sua amada estava doente. Feitiços, encantamentos e magias foram feitos, sem resultado algum… Sendo a sua única alternativa, novamente ele invocou as trevas, pedindo ajuda.

Desta vez, nem as trevas poderiam ajudar, pois chegara a hora do juízo final. Geraldo estava perdendo sua esposa. As trevas disseram:

“Desta vez, chegou a hora, nem mesmo eu, consigo prolongar a passagem dessa alma no seu mundo. O máximo que posso fazer, é prolongar por mais 3 dias, sem dor e sem sofrimento… mas no final do terceiro dia, o seu fim chegará, e será como o fim das outras irmãs (referindo-se a bruxas)…”

Preparado para o que estava por vir, o casal viveu os últimos 3 dias como se fossem os 3 primeiros, com amor, fartura e muita cumplicidade… Na noite do terceiro dia, uma vela iniciou o fogo no humilde casebre… Geraldo acordou em meio a chamas, e viu sua mulher indo em direção á rua… Sem pensar, ele correu para junto de sua amada, dos dois desmaiaram a beira do incêndio.

Na manhã seguinte, Geraldo acorda sozinho, assustado, entra no que sobrou do casebre e encontra o corpo de sua amada… queimada, deitada na cama onde dormiam.

Seu desespero foi tanto, que mais uma vez ele invocou as trevas, dessa vez, pedindo para ser levado, para ficar junto de sua amada.

As trevas disseram:

“Mesmo que o senhor parta agora, não poderá ficar junto a sua amada, pois o espírito dela está em revolta e ainda teria que pagar por todos os pecados cometidos… até o espírito se encontrar, ela ficará vagando.

Mas, eu vejo que, o que sentes é amor verdadeiro, e como sua alma me pertence, a partir de agora, você será chamado de Tarchimache, e passará a ser o guardião dos caminhos do obscuro.

Cuidará das almas revoltadas, mostrando o caminho da luz, para que elas possam reencarnar novamente. Ficará a sua alçada, destrancar ou trancar os caminhos do submundo, e conforme a sua evolução, ficará responsável por cuidar os caminhos dos humanos e fazer a ligação e entrega dos seus pedidos a quaisquer falanges.

Sendo assim, o senhor poderá ir comigo e iniciar a sua missão, resgatando sua amada.”

O trato foi realizado, e Tarchimache iniciou a sua missão… sua evolução foi tanta, que em pouco tempo ele já estava presente em todas as falanges existentes… Popularmente conhecido como Tranca Rua, ele teve autorização para desenvolver suas próprias falanges, para ajudar ás demais falanges do mundo espiritual.

As falanges de Exú Tranca Rua:

1ª Falange comandada por Exú Tranca Rua das Almas;
2ª Falange comandada por Exú Tranca Rua de Embaré;
3ª Falange comandada por Exú Tranca Rua das Ruas;
4ª Falange comandada por Exú Tranca Rua das 7 Encruzilhadas;
5ª Falange comandada por Exú Tranca Rua das Porteiras;
6ª Falange comandada por Exú Tranca Rua das 7 Luas;
7ª Falange comandada por Exú Tranca Rua das 7 Giras;

Caso não apareça o vídeo, clique aqui https://youtu.be/rbcmK94ySb4

Independentemente de falange, todas as entidades respondem pelo nome de Tranca Rua.

QUER SABER MAIS SOBRE O EXÚ TRANCA RUA?

Compre agora o Livro, Tranca Rua – O Poder em Suas Mãos! Aprenda a evocar seu poder da mandeira correta e usar a seu favor!

 

livro exú tranca rua - o poder nas suas maos mockup_cb

SIM, EU QUERO O LIVRO DO EXÚ TRANCA RUA

selos

Sobre Só Axé

Portal de religiões afro-brasileiras, trazendo lendas, histórias, rezas, pontos cantados, moda e muita informação.

20 comentários

  1. Gostei mto da história dele. E agr fico feliz por carrega ele cmg!

  2. Fabiano alex

    Maravilhosa e história do meu cumpadi.
    Laroye

  3. Marcos Santos

    Muito bom o texto que se refere a entidade Tranca Ruas das almas.

  4. vilma gonzaga

    Muito bom a matéria sobre a história de vida do Tranca rua.

  5. sim muito enteresante muitos jjungam por fazer o mal sem comhecer sya verdadeira historis

  6. Adoro, exu tranca ruas.M muito linda a historia.

  7. Gostaria de saber mais informações sobre tranca rua é que eu sempre o vi e o tridente tatuado nas minhas costas

  8. Lairton monteiro

    Tenho orgulho de receber meu tranca rua das almas!!

  9. Linda Historia ,me fez entender muitas coisas que vivo em minha vida

  10. Bom dia gostaria de saber como faço para falar com ai

  11. Delma Barbosa

    Paguei hj o boleto. Demora qtos dias pra chegar? Moro em Barretos

    • Boa noite! Geralmente demora entre 1 e 3 dias a confirmação bancária. Assim que confirmada, dentro de minutos você receberá em seu e-mail. Um Abraço e obrigado pela compra.

  12. Adorei a historia e adoro ele..salve tranca rua

  13. Marcio Masculino Ortega

    Linda história de meu guardião das minhas caminhada de vida

  14. laroye sr tranca rua das 7 encruzilhadas

  15. Sandro prado

    Gostei muito de seu artigo…
    Voce tem mais?
    Quero saber tudo que puder sobre todas as entidades…

  16. elaine de carvalho barbosa

    como eu faço pra comprar desses livros?

Deixe uma resposta