Maria Mulambo, a rainha do lixo
Maria Mulambo nasceu em berço de família rica, com muito luxo, as pessoas a chamavam de princesa.
Na sua adolescência, por volta dos 15 anos, sua mão foi pedida em casamento para o filho de um Rei, de aproximadamente 41 anos… um casamento sem amor, apenas para unir as fortunas das famílias…
Anos após a união, Maria não conseguia engravidar, e o Rei cobiçava um herdeiro para o seu trono. Além de sofrer em um casamento sem amor, Maria ainda era chamada de figueira seca. Nessa época, todas as mulheres eram chamadas dessa forma e ainda eram amaldiçoadas.
Mulambo mantinha-se esperançosa, vivia praticando a caridade a ajudando os mais necessitados que moravam no vilarejo ao redor. Nessas idas e vindas, Maria encontrou um homem viúvo, que dedicava a vida aos cuidados dos filhos. Foi amor à primeira vista.
Com o falecimento do Rei, o Príncipe foi coroado e Maria passou a ser a Rainha do Povoado. Invejada por muitos e ainda considerada a Figueira Seca, a maioria dos moradores a adoravam.
No dia da coroação, o vilarejo fez um tapete de flores para que ela fosse conduzida ao local da cerimônia. Maria se emocionou, mas o Rei, não gostou da atitude do povoado, pois ele não ganhara nada. Após a cerimônia, já nos aposentos reais, Maria foi trancada em seu quarto e começava ali o seu inferno real… O Rei a espancou com socos, tapas e pontapés… e isso passou a ser uma tortura diária.
Mesmo machucada, Maria não parou com a caridade e os cuidados com o vilarejo. Até que um dia, o homem por quem Maria se apaixonava, resolveu declarar-se e convidou-a para fugir. Maria fugiu apenas com a roupa do corpo, deixando toda riqueza para trás.
Maria passou a viver na pobreza, feliz ao lado de seu amado… não demorou muito e Maria engravidou! A notícia correu por todo o país e chegou aos ouvidos do Rei. Que ficou louco e desejou limpar sua honra.
O Rei pediu para que os guardas prendessem Maria na pior masmorra do castelo e maria ganhou o apelido de Mulambo, por abandonar a riqueza e escolher viver de maneira simples.
Após dias sendo torturada e não cedendo as ordens do Rei, ele ordena que os guardas a prendam em uma parte isolada da vila, onde eram depositados os entulhos e restos gerados pelo vilarejo. Maria é esquecida e vem a morrer… Misteriosamente, começam a nascer flores na volta do lixão, sempre em pares, que simbolizam Maria e sua filha que foi arrancada de sua vida.
Nome Popular: Maria Mulambo.
Nome Cabalístico: Aluca.
As Falange de Maria Mulambo:
- Maria Mulambo,
- Maria Mulambo da Estrada,
- Maria Mulambo do Cruzeiro,
- Maria Mulambo do Cruzeiro das Almas,
- Maria Mulambo das Almas,
- Maria Mulambo do Lodo,
- Maria Mulambo dos Sete véus.
Independentemente de falange, todas as entidades respondem pelo nome de Maria Mulambo.